segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Minha Paixão Por Anti-Heróis


É impressionante, mas o perfil anti-herói sempre me causou muito mais impacto do que o formato certinho (mauricinho). Creio que não só comigo, mas o cafajeste possui um charme inconfundível e uma malandragem que se demonstra ora perspicaz, ora demais, mas que o caracteriza, na maioria das vezes, extremamente atraente (em contrapartida este herói só perde no quesito confiança). E o “príncipe encantado”, coitado, se transforma num sujeitinho sem graça, bonzinho é verdade, mas chatinho. Porém, todavia, entretanto, embora exista o problema da confiança há nos anti-heróis o que chamo de imperfeição perfeita, um equilíbrio, uma ética na qual eles não deixam de ser eles mesmos e ao mesmo tempo conseguem balancear suas atitudes benéficas e malévolas se tornando imensamente sedutores. Bom é por isso que eles se caracterizam anti-heróis :P rsrsrsrs Mas há versões definitivamente chatas, exageradas, e mais... digamos... más. Aqueles que se encaixam no perfil “equilibrado” me conquistam. Percebi essa paixão ao observar meus personagens favoritos, e notei quase que um monopólio destes heróis às avessas, e realmente eles são muito mais interessantes e ricos ao demonstrarem seus defeitos e fraquezas, ou seja, seu lado humano. Curioso isso, porque, na verdade ele seria o mais próximo do herói de verdade, afinal todos nós somos feitos de luz e escuridão. O formato do herói perfeito (vide superman) é bacana, eu gosto também, mas depois de um tempo se torna entediante e chato, porque não existem conflitos em sua vida que se aproximem das nossas, tudo é muito preciso, e sinceramente a vida não é assim. Hum...ficou meio pessimista isso :P Bom não era meu objetivo, então retificando: a perfeição (herói clássico) é o exemplo a ser seguido, o ideal (o final da linha) e a perfeição em construção (anti-herói) se caracteriza na caminho, evolução que nos levará um dia ao ideal. Está aí o porquê do tédio, afinal ninguém quer chegar ao final da linha, daí o motivo do anti-herói ser muito mais sedutor, pois ele está no processo assim como nós, e sua trajetória carrega muito mais emoção e questionamentos interessantes a serem observados. Envolvida neste universo às avessas, ou mais possível, me encanto e coleciono em minha mente figuras marcantes cheias de personalidades, complexas e apaixonantes, indo de Wolverine, “V”, Hellboy e Marve até Jason Bourne, Constantine, Sawyer e atualmente Dexter. Personagens que instigam e fascinam e (como diz o slogan da Warner Channel) te fazem sentir... Talvez por refletirem um pouco das nossas angústias ou por destacarem o lado humano que existem em criaturas ditas como singulares ou super poderosas.

Insight incentivado pela série Dexter (minha nova mania, adooooooro!!!!:D)

4 comentários:

Ivo Medeiros disse...

Eu poderia trocar esse seu título e no lugar de paixão, eu posso colocar indentificação...
Sempre desde de pequeno sempre escolhia os anti-heróis para "interpretar"...
Acho que o anti-herói é mais fodão... tipow para ser mais recente... John McClane de duro de matar... como num gosta de um cara que destroi toda a cidade, sempre com uma "tirada" sarcástica na ponta da lingua...
e quanto a esse dexter??? que série é essa é nova é???

Anônimo disse...

Você em nenhum momento foi incoerente no seu post, Guide, pois falou dos anti-heróis e não dos vilões. Os vilões tem o mesmo ar sem graça dos protagonistas certinhos, mas os anti-heróis não, eles espelham nossa personalidade - com suas qualidades e defeitos.

Eu não sei se você também é fã dele, mas talvez você tenha esquecido o Han Solo, que é outro anti-herói super charmoso. Essa pinta de cafageste sedutor é mesmo irresistível em todos os homens que você citou!

Adorei o post, você já sabia! Deu até um calor agora...

PS: Não conheço Dexter =/

Anônimo disse...

E inspirado no assunto, vou até deixar o link para aquele meu vídeo repleto de anti-heróis:
http://desoriental.blogspot.com/2007/06/namorados-amassados.html

Valeu, Guide!

Anônimo disse...

http://br.youtube.com/watch?v=RTmVozYN4QI

Será que agora o link vai?
E ainda digo outro (não sei se você concorda), mas Capitan Jack Sparrow? Tem também o personagem de Gerry em Lara Croft? Enfim, são todos perfeitos dentro de sua imperfeição!